Economia

A actividade económica predominante é a agricultura tradicional, aliada à criação de animais. Os gestos das suas gentes conservam ainda os seculares ritmos económicos, que com a força do seu labor humanizam a paisagem, dedicando o seu quotidiano ao cultivo dos campos, pintalgando-os com as diferentes tonalidades de verde. O relevo acidentado e as reduzidas dimensões dos terrenos perpetuam no tempo os modos e as técnicas de cultivo ancestrais.
A utilização de adubos naturais que os animais fornecem, traz a necessária vitalidade às culturas, e perpetua uma prática que assinala a tradição de aproveitamento dos recursos disponíveis na natureza.

Um dos principais produtos agrícolas é o pêro usado, para além de outros fins, para produzir a sidra que é uma bebida refrescante e muito apreciada pelos turistas. Em Setembro realiza-se a Mostra anual da Sidra em que se pode ver o processo de transformação do pêro em sidra.
Outra das bebidas tradicionais da Madeira é a poncha e o Santo António da Serra apresenta diversos estabelecimentos típicos que produzem esta bebida que atrai clientes de toda a ilha e não só.

Além de uma actividade comercial incipiente, povoada maioritariamente por estabelecimentos que satisfazem as necessidades básicas da população, a freguesia do Santo António da Serra dispõem de instalações hoteleiras de qualidade que proporcionam aos visitantes a oportunidade de usufruir da paisagem da paisagem e do ritmo particular desta localidade.
Assinalamos, ainda, o mais antigo Campo de Golfe da Madeira onde se realiza anualmente uma das mais importantes provas de golfe, reunindo alguns dos maiores praticantes desta modalidade, podendo ao mesmo tempo desfrutar da magnífica paisagem envolvente.